quarta-feira, dezembro 24, 2008

Atente à Suposta Mensagem de Natal

Isto seria o mail (e que mail) que iriam receber nas vossas caixas de correio, mas que por motivos alheios a vós, não a mim, teve que ser redireccionado para cá. Pode até parecer uma estratégia de marketing a este novo espaço, no entanto, depressa perceberão que isso foi algo que nunca me preocupou muito por aqui! Cá vai então:

“Boa Noite!

Passado um ano, eis que volto a enviar um mail em condições sempre especiais nesta linda época para a minha vasta lista de contactos do msn, em particular este ano para a malta de Vale de Cambra! (Ui, eu é que sou simpático)

Pena o facto de só falar com cerca de 10 deles em… hmm… muitos! Honestamente, gostava de poder falar com mais 1 ou 2, mas pronto, há gente pouco sociável na Web, incluindo eu próprio! Mas a questão que me traz aqui, a um editor de correio electrónico (parva esta parte), não passa por isso, passa pela bela (Ahhh… Bela) mensagem de Natal que tento uma vez mais vos transmitir! (Ui, eu é que sou simpático)

Mas mais que uma mensagem de Natal, este é um texto informativo!

Ora bem, antes de mais queria vos alertar que o mail com o título “Vale de Pandora” que receberam há dias, não se trata de nenhum spam, nem vírus, nem nenhuma malignidade cibernética como muita gente já pensou e me emitiu! Apesar de efectivamente o nome do mesmo ser sugestivo para tal, não fosse Pandora o nome da caixa que continha todos os males da humanidade! (buhhh, creepy, eu também não abriria)
Mas por favor, um mail com spam a falar de Vale de Cambra? Patético! A nossa terra tem os seus pontos fracos, mas calma…

Esse mail destinava-se então à divulgação de uma nova identidade intitulada “Vale Pandora”, colectividade essa que tentará criar um ponto alternativo de lazer na nossa estagnada cidade! No dia 26 de Dezembro, esta sexta-feira, caso queiram, poderão presenciar isso mesmo no Pavilhão da ACR. Sim, no Pavilhão da ACR, primeiramente seria na casa de eventos, Marchianos, mas devido a um belo acontecimento com gentes poderosas do município, mas menos feias que o Hulk, tal não foi possível… A ver vamos como será o decurso desta árdua tarefa à qual Associação Cultural Vale Pandora se sujeitou, dar dinamismo a esta terra que nos circunda e que a nível de ambiência já nos fustiga abruptamente!

Bom, agora vem parte do Natal (É pá, só agora)… O cliché do costume, mas sempre bonito de se adornar às pessoas. Então isto é assim:
Um Bom Natal e Feliz Ano Novo para Todos… Hmm, reparem que isto soa a muito banal! Calma… Uma Graciosa Solenidade Natalícia e um Próspero Ano Novo para Todos! Hmm, isto soa pindérico na primeira parte e banal na segunda por causa do Próspero… Pá, por mais que se tente não dá para se ser muito original nesta época, por isso usa-se uma cover (MUAHHHHHHHHHH)…

Boas Festas para Todos! (E eu é que sou simpático)"

Saudações Meus Caros

quinta-feira, dezembro 18, 2008

Efemérides

Boa noite.
Volto ao vosso convívio para vos falar sobre Dias Mundiais e Internacionais, esses marcos que o Homem decidiu instaurar de forma a recordar ou homenagear instituições, situações ou pura e simplesmente a Mãe Natureza.
E embora haja muita gente que acha isto uma perda de tempo ou até uma estupidez, eu não partilho dessa opinião. E isto porquê? Porque acho sempre interessante e deveras fundamental haver dias que nos lembrem importantes efemérides.
Como mais comuns temos os dias Mundiais da Árvore, da Água, da Saúde e dos Oceanos, aos quais se juntam os dias Internacionais da Terra, do Clima ou das Montanhas.
Depois temos outros, entre os quais, se conta um dia Mundial do Comércio Justo ou o dia Internacional dos Povos Indígenas aos quais se juntam o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais e o dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Guerra e Conflito Armado.
Acho importante e bonito haver também o Dia da Floresta Autóctone, a Semana Mundial da Floresta Tropical e, pois claro o dia do Guarda Florestal. Penso que seria justo também haver o dia do Taberneiro... merece!
Estes são apenas alguns dos exemplos de factos relevantes que devem ser lembrados e comemorados nas respectivas datas.
Aliás, mais informo que no próximo dia 2 de Fevereiro estarei a comemorar aquela que para mim é a efeméride mais interessante e importante que o Homem poderia exaltar que é:
  • o Dia Mundial das Zonas Húmidas - farei de tudo para nessa mesma data estar num desses locais a festejar condignamente essa data.

Para finalizar deixo algumas idéias para possíveis instaurações de efemérides que, na minha opinião, são dignas de existirem. A saber:

  • Dia Nacional do Milagre Desejado (este para ser assinalado no dia 18 de Dezembro)
  • Dia Internacional do Bêbado
  • Dia Mundial da Bebedeira
  • Semana Internacional de Homenagem ao Gajo que inventou a Cerveja
  • Dia Mundial da Flatulência
  • Dia Nacional dos Pêlos do Peito
  • Dia Internacional do Bife com Batatas Fritas
  • Dia Mundial do Tempero
  • Dia Internacional da Camelice e Estupidez
  • Dia Mundial da Patareca

Sem mais assunto de momento me despeço, informando-vos que, infelizmente a ajuda de terceiros que o Benfica tanto precisava para passar a fase de grupos da Uefa não aconteceu... é pena!!

Alguma sugestão para assinalar outras importantes datas será sempre bem vinda e conto com isso da vossa parte. O meu muito obrigado.

terça-feira, dezembro 16, 2008

Problemas na vista

Bem, na passada segunda-feira, o meu enorme amigo cujo nome não vou revelar por razões meramente estéticas mas que se chama Marcos notificou-me da existência de um vídeo em circulação na Internet, o qual, se visualizado pelo comum mortal, levá-lo-ia, num acesso de fúria, loucura, descontrolo e talvez um bocadinho de estupidez a, imagine-se, arrancar os seus próprios olhos!!

Confesso, baqueei perante tamanha revelação, mas imediatamente recuperei o auto-controlo e pensei para mim de forma racional: "Epá, eu até era capaz de arrancar os meus próprios olhos, mas como, se eu uso óculos? Será que o vídeo está programado para ultrapassar este tipo de obstáculos? Hmmmmm...."

De qualquer modo, decidi arriscar e partir nesta aventura perigosíssima que, em última instância, poderia obrigar-me a aprender Braille, o que não vinha nada em mão agora...

Ora, o vídeo dá pelo nome de "Mereana Mordegard Glesgorv" (o que em português deve querer dizer qualquer coisa como "O enviado de Satã", talvez) e pode ser visto no youtube se clicarem no nome do vídeo. Como devem compreender, não posso colocar o vídeo em si neste espaço sob pena de poder vir a ser responsabilizado pela morte macabra de centenas de valecambrenses (ou então só daqueles dois do costume que escrevem neste blog comigo)...

Ao que parece, cerca de 153 pessoas que viram o vídeo arrancaram os seus próprios olhos e, posteriormente, cometeram suicídio, não sem antes enviarem os seus olhos, através do correio, para a sede do Youtube... Ena, há aqui alguma coisa que me está a escapar... Bem, deve ser a questão de terem preferido enviar os olhos por correio... É, deve ser isso... Também, que mais poderia ser?

Ao começar o visionamento do dito cujo, eis que o meu coração começa a palpitar: aquele pano de fundo, aquela cara, aquela pessoa, tudo conjugado com o nome do vídeo (que tem tudo de ucraniano)... Sim, é o presidente do Metalist numa sala secreta nas imediações do Estádio da Luz! E agora vai aparecer o Luís Filipe Vieira a exercer coacção sobre o mesmo, de modo a que o Benfica consiga obter o tão desejado 8-0!!!

No entanto, e com o desenrolar do vídeo, os meus desejos desvanecem... Afinal, é apenas um senhor de bigode e com ar de pedinte, complementado com um belo fundo Vermelho Baton da Robbialac, mas ligeiramente deslavado (já agora, se quiserem a referência, é ROBB6764)... Mas nem tudo é tempo perdido, os dois segundos finais até que são engraçados e os efeitos sonoros são dignos de passar numa Sexta ou Sábado à noite em qualquer bar da nossa querida terra, para além, claro, de serem excelentes analgésicos!

Aconselho-vos então a darem uma ligeira "vista de olhos"...... MUAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Maria Alice, a Duquesa


Ao que parece Lili Caneças, a maior e mais conhecida socialite feminina portuguesa a par de José Castelo Branco, estreou-se há dias como actriz no mundo do teatro. Incrível não é?! Sinceramente nem eu ainda recuperei de tão surpreendente notícia! Foi no Teatro Experimental de Cascais que Lili se devaneou como protagonista da peça “Doce Pássaro da Juventude”. Bom, só pelo nome já reparamos que esta peça tem tudo para não ser levada a sério, associar Lili Caneças a algo que possua o termo juventude é um tanto caótico, e, logo à partida, levanta demasiadas dúvidas quanto à credibilidade da peça! Mas pronto, aconteceu… Esperemos é que esta sua primeira experiência em palco não pegue! De qualquer modo se pegar, e se ela até quiser expandir a sua “arte” em outros ramos da representação, Tim Burton já não terá que se matutar a procurar a actriz que possa a vir a desempenhar o papel de Duquesa na sua próxima produção, Alice no País da Maravilhas! Ela mora mesmo ali… em Cascais!


quinta-feira, dezembro 11, 2008

Diário duma Noite

Em ida realizada no fim de semana passado ao Norte do país para visitar família e amigos e aproveitar para tomar um bom banho de água quente fornecido por um maravilhoso esquentador, eis que, me deparo, à entrada dum dos “spots” nocturnos do burgo lá do sítio com um cartaz colado na porta pelo lado de dentro a dizer:

Entrada – €5

Embora e apesar de este mesmo “ofício” ter desmoralizado um dos habitantes da santa terrinha, ao qual eu faço favor de ser seu amigo, os dois palermas que sobraram, eu mesmo e um outro que dá pelo nome de Leandro Soubast, fulano esse que faz questão de ser meu amigo, decidimos que, bem vistas as coisas €5 em consumo seria um valor perfeitamente dispensável de forma a molharmos as nossas sedentas goelas.

Qual não é o nosso espanto quando somos informados que, o tal valor é só referente à entrada… portanto nada de €5 consumíveis… dá cá o meu, ó Abreu… pagas, entras, não bufas, consomes o que queres consumir e depois no fim pagas novamente!
Por momentos pensei que estava de volta a Lisboa onde a entrada em qualquer estabelecimento nocturno se cifra à volta deste e doutros valores ainda mais elevados, tendo o pobre tuga depois que despender, normalmente, €4 por cada imperial/fino consumido!!

Renitentes, os dois palermas contaram os trocos e a muito custo decidiram não entrar… Tristes e desiludidos, mesmo assim, quiseram saber que tipo de show estavam eles a perder: um strip, uma dança do ventre, um espectáculo de fados, eventualmente a Amy Winehouse a snifar umas linhas, uma table dance ou até, quem sabe, uma actuação dum comediante?

Não, bem melhor… era um DJ… aqueles indispensáveis artistas que apenas munidos de algumas caixas de CD’s e uma mesa de mistura fazem o eloquente, magnífico e invejável espectáculo de colocar os objectos esféricos acima mencionados a rodar dentro dum aparelho… lindo, maravilhoso mundo aquele em que vivemos!

E os dois palermas seguiram noite dentro, pegaram em €5 cada um e foram encerrar a epopeia nocturna a comer uns valentes ovos com presunto e batatas fritas, regada com um não menos fenomenal e fresquinho fino.
E o palerma sou eu?!?

quarta-feira, dezembro 10, 2008

Assim é difícil...

É do conhecimento de todas as pessoas atentas ao futebol, homens, algumas mulheres e da Cinha Jardim, que o Benfica tem tarefa bastante complicada quanto à sua continuação nas competições europeias! Duas derrotas (e que derrotas!) e um empate, infelizmente este é o quadro negro (colorido para alguns) que o Benfica pintou durante a sua participação na UEFA…

Diz-se por aí à boca cheia que é matematicamente possível o apuramento. E não é que é mesmo!! Aliás, as contas até são bem redondinhas! O Benfica só precisa de ganhar 8 – 0, ou para ser mais preciso, por 8 golos de diferença ao Metalist… Mas pronto, isso ainda é o menos, pior é mesmo ter que depender de terceiros para passar! Eu até estava crente, ainda por cima depois de assistir à expressiva vitória sobre o Marítimo ainda me daria mais alento encarar esta eliminatória! Agora assim não, depender de terceiros para passar? Nah, assim não dá… Assim torna-se difícil!

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Aquela arte...

Aproveitando a deixa do meu caríssimo colega Paulo Jorge, que carinhosamente indiciou-me como “representante da fase da pré-adolescência”, achei por bem escolher para tema deste post pós-introdutório uma questão actual, fracturante e apelativa para os jovens!

Sim, é exactamente isso que vocês estão a pensar: o Parkour! Ahhh… Nunca a expressão “até estou capaz de trepar paredes!” fez tanto sentido, como faz neste desporto (!?) que consegue fazer com que práticas sadomasoquistas se assemelhem a terapia Reiki, no que concerne a delapidação corporal.

Ora, e tal como recomenda o bom senso, nada melhor que uma breve pesquisa na Wikipedia, a enciclopédia online que nunca nos deixa ficar mal. O primeiro facto que cativou a minha atenção foi um pequeno parágrafo que creditava a autoria desta coisa a um indivíduo francês… Ena, haveria pior maneira de começar? Bem, voltando a focar a minha atenção no parágrafo inicial, dou com isto: “Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) ”. Não poderia estar mais de acordo: é, certamente, a verdadeira arte do deslocamento de ombros, pernas e braços e o efeito final deve ser mais assustador do que aquelas incisões de precisão cirúrgica que o Bruno Alves costuma fazer nas cervicais dos seus adversários. Continuando na minha leitura, descubro que o Parkour “(...) é uma actividade com o princípio de se mover de um ponto para outro da maneira mais rápida e eficiente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano.”. Bem, neste caso já não posso partilhar desta opinião, até porque, para mim, a maneira mais rápida de se mover usando principalmente as habilidades do corpo humano será através da condução de uma viatura motorizada, ou então recorrendo aos transportes públicos… Mas pronto, isto é só uma opinião… Mais uma frase, mais um motivo de discórdia: “(o Parkour é) criado para ajudar alguém a superar obstáculos que poderão ser qualquer coisa no ambiente circundante”. E eu pergunto: ajuda o Parkour os velhinhos ou os deficientes motores a ultrapassar os obstáculos do dia-a-dia? Não, não ajuda! Bem, já estou a ficar desconfiado…

Transitando para o parágrafo seguinte, fico a saber que o Parkour “não é um desporto radical, mas uma arte ou disciplina que assemelha-se a auto-defesa nas artes marciais.”. Ahhh, aqueles muros safados que estão sempre a atentar contra a integridade física dos praticantes de Parkour… Epá, já estou a ficar saturado, portanto acho que vou deixar apenas mais este pequeno brinde: “Assim, havendo uma confrontação hostil com uma pessoa, você terá que conversar, lutar ou esquivar-se. Como as artes marciais são uma forma de treino para a luta, Parkour é uma forma de treino para a fuga.”. Estes gajos nunca me enganaram… O que eles querem é saber a maneira mais rápida de se pisgar depois de invadirem e causarem dano na propriedade alheia! Mas deixem estar, não há nada que um gradeamento bem pontiagudo ou um painel de arame farpado não resolva…

quarta-feira, dezembro 03, 2008

Mudança de Regras Certamente

Segundo fontes próximas à minha pessoa, das quais obviamente não poderei citar, informaram-me da possibilidade de haver um concurso de bandas num bar local em Vale de Cambra. E isto intriga-me… Como será o formato deste concurso? Que condições estas bandas encontrarão ao participar? Bom, apesar de ser um verdadeiro amador no que toca ao visionamento de concursos do género, a minha pequena experiência levou-me a pensar no seguinte. Olhando para o panorama musical nas nossas paragens temo que as regras em jogo tenham de ser alteradas, senão vejamos: Segundo concursos já com créditos estimados tais como o Rocktaract, Coma ou Rock a Lot, as bandas a participar seriam levadas a tocar 4 temas originais e, por ventura, uma cover de opção, hmm… Certamente já saberão onde quero chegar, mas pronto, foi só um desabafo…