segunda-feira, julho 27, 2009

À Moda Antiga

Enquanto decorria o meu doloroso período de exames, umas das formas que encontrei para me entreter nas horas em que fazia as minhas pausas de estudo foi: sacar um emulador da Mega Drive e com ele jogar videojogos que facilmente assustam uma criança que tenha nascido no novo milénio!

Já conhecia há muitos anos a existência de tais programas, os emuladores. E faço parte da comunidade que partilha da opinião que esta foi umas das melhores invenções informáticas desde a criação do Cavalo de Tróia, do Acid Pro, do Guitar Rig e do EZ Drummer! O programa é muito simples, consiste em simular uma consola de jogos num computador. (UAU!!)

A escolhida para esses dias foi a Sega Mega Drive, uma consola da qual eu despendi muitas horas em frente a um televisor outrora! Sonic, FIFA (quando este ainda se superiorizava à plataforma da Konami), Street Fighter… estes foram só alguns jogos, talvez dentro dos mais conhecidos, que marcaram profundamente esse período.

Encontrei-me então à caça de joguinhos da época pela Internet, e de toda a oferta que me aparecia só me dignei a arranjar 3 jogos, Pete Sampras Tennis, Phantasy Star IV e o Sensible Soccer. E este último foi a desculpa para elaborar este post.

Sendo um jogo que nunca tinha jogado, somente tinha lido algo acerca dele em sites e fóruns da especialidade. Lembrei-me ao ver este nome que, este era o jogo de futebol que possuía os três grandes portugueses, o Lisboa, o Lisbon e o Oporto.

O grafismo é da coisa mais merdosa que pode existir, até mesmo para a consola em questão. Mas a jogabilidade é bastante agradável e só o facto de poder jogar com o Glorioso faz com que o jogo mereça nota máxima. E de facto este ainda era um plantel digno de lhe atribuir a denominação histórica do Benfica.


Passado os primeiros minutos de prática, eis que o resultado foi o seguinte:


Lá está, à moda antiga em todos os aspectos. Joguinhos de há 16 anos atrás e resultados a lembrar um velhinho Benfica do qual eu pouco me lembro, é triste!
Mais tarde reparei que o modo de jogo se encontrava no mais fácil, mais isso são pormenores sem importância!

O jogo seguinte foi o Pete Sampras Tennis. Este já eu tinha desfrutado em pequeno, e esta nova aproximação só veio confirmar o que tinha deixado como recordação, um excelente jogo. Acaba até por se tornar viciante para aqueles que possam ter um pouco de paciência em tentar ambientar-se ao modo de jogo, o meu caso. O certo é que lá fui jogando até não me deixarem mais, visto ter empancado num certo nível no modo World Tour justamente contra o Senhor Pete. (parece que é último)


Intercalado com este experimentei o terceiro jogo, Phantasy Star, um RPG, plataforma que estou habituado há muitos anos, desde a minha velhinha Playstation. De momento está parado, mas com uma gravação guardada. Parado porque reparei que para jogar um RPG este deveria ter o selo da SquareSoft, a modos que já arranjei um novo emulador, agora da Super Nitendo, e o rom que por lá se joga chama-se, Final Fantasy VI.

E é isto, um post que certamente teve o seu gozo para quem o escreveu. De salvar somente o facto de este ainda ser um blogue capaz de fazer reviews a jogos do século passado!

sexta-feira, julho 17, 2009

Sindrome Pós-Mortem

Não percebo qual é a moda de agora “toda” a gente andar ouvir músicas do Michael Jackson! Até em bares a sua música passa com mais regularidade, se é que antes da morte dele passava alguma coisa! Faz parecer que só agora aquilo tem realmente utilidade sonora para certos ouvintes!

Para a sociedade a morte de um artista é como aparecer no mercado um novo modelo de um telemóvel da Nokia. Cai de repente nas superfícies comerciais e a malta vai e consome. “Ai morreu!?! Então vou ouvir!”… E isto só não é triste como lamentável, é estúpido!

segunda-feira, julho 06, 2009

Private Trivia

Peço desculpa aos demais seguidores do blog, aí umas 5 pessoas, por ficarem completamente fora do contexto neste pretenso post. Mas isto, e como vão calcular os meus estimados colaboradores, só vem enriquecer o conteúdo fotográfico do nosso espaço.

Bom, sendo assim, uma “trivia” destinada só a vocês meus amigos, pedia que me dissessem quem vos faz lembrar a pessoa apresentada nas seguintes fotos.



P.S: No entanto qualquer pessoa é livre de querer mandar o seu bitaite para o ar!