segunda-feira, maio 16, 2011

Eurofestival? da Canção


O Eurofestival da Canção é das maiores chachadas de sempre… (Leandro, só agora é que concluíste isso?) Não, por acaso não foi agora. Desde que comecei a ter olhos na cara, há coisa de uns valentes anos atrás, comecei a ver a falsidade que residia neste evento. E esta minha nota tão tardia não resulta do meu descontentamento da mais recente prestação do nosso país, pois a nossa música era realmente muito fraquinha, dado os “standards” em volta do concurso.

É tudo muito bonito, muita cor, alegria, condições de palco e plateia que só não conseguem fazer inveja aos U2, fazem de tal acontecimento algo que merece destaque especial em todas as televisões da Europa. No entanto, a qualidade da maior parte das músicas acaba por ser dúbia, mas pronto, isso até é secundário. Dificilmente me agradariam.

Mas observemos a contenda da Eurovisão: Vários países europeus levam uma canção original para representar o seu país e esta é votada por todos os países participantes.

E pronto, é aqui que a porca torce o rabo… Toda a finalidade do concurso nada tem a ver com que é apresentado no evento. Tenho sérias dúvidas de que uma balada cantada em inglês fosse a melhor forma dos concorrentes do Azerbaijão representarem o seu país… Esperem, se calhar até era, visto que ninguém iria perceber patavina do que se diz para aqueles lados. Mas pronto, quem diz o país vencedor deste ano, diz muitos outros.

Uma coisa é certa, até hoje não me lembro de ver Portugal a participar na Eurovisão com uma música que não fosse cantada na nossa língua. E prestações e classificações à parte, só há que louvar isso mesmo.

Sou o primeiro admitir que muita música soa-me melhor cantada em inglês, mas penso que seria mais sério e muito mais interessante para este festival, se cada país cantasse na sua língua, levasse um pouco da sua cultura para o evento. Isso sim, seria então um verdadeiro Eurofestival.

A outra palhaçada do costume é o método das votações. Geralmente acontecem duas coisas: ou se tem realmente uma música muito boa, ou então moras num sítio porreiro e representas um país que é vizinho de uma série de países participantes. Lá está, porque razão são maioritariamente os países de leste a saírem vencedores? É ridículo.

Estava eu num restaurante da minha terra a beber uns copos com uns amigos, e dei por mim a tentar adivinhar para onde é que X país dava a sua nota máxima. E não é que acertei algumas vezes?!

Enquanto a Eurovisão apresentar todo este formato, mediocridade na cultura que cada país leva para lá, e votações completamente viciadas, será somente um bom serão e um boa desculpa para a canalha se deitar mais tarde num sábado à noite. É verdade, “bons” tempos, eu e a minha irmã em putos, colados à TV a ver isto. (que inocência!) Já lá vai!

3 comentários:

Alien David Sousa disse...

Leandro não tenho vergonha em te dizer que nunca perdi um festival desde os meus sei lá?, 10 anos. Eu e o meu alien primo temos esta tradição que mantemos...é um assunto sobre o qual sei um pouco , que raio de tema para se saber algo lol

Antes de mais há 3 anos tivemos uma música parcialmente cantada em Inglês, mas mesmo assim ficámos pelo caminho.

Não sou apologista de os paises cantarem nas suas linguas, concordo sim no direito de oppção.

Quanto aos paises do Leste, meu querido, desde que os países do Leste entraram para o festival vais reparar que o vencedor é SEMPRE um pais do leste, isto porquê? Porque são muitos e votam entre eles.

Ou as regras mudam ou o festival morre de vez. Só um exemplo, as duas músicas mais fortes deste ano, assim consideradas pelos especialistas e por o "povo" on line, nem sequer conseguiram ir ao festival, ficaram pelas MEIAS.

Outro facto; sabes porque razão a Inglaterra, França, Alemanha...vão sempre ao Festival? Porque têm lugar cativo, foram abençoadas pela tradição, assim os organizadores decidiram que estes paises não necessitavam de ir às meias-finais.

Acreditas que se esta regra não estivesse sido estabelecida a França ou I(nglaterra iriam ao festival??
Claro que não! Reparam que ficam sempre nos lugares finais.

Sabes, concordo contigo quando dizes que as músicas são fraquitas MAS não te esqueças de que quando tinhamos 10/11/12/13/ anos os nossos gostos eram duvidosos lol

Voltando ao sistema, tem de ser alterado, este ano a Inglaterra levou os BLUE uma boysband com bastante sucesso. Todos acreditavam que seria a vencedora e arrancou logo com 12 pontos...no entanto os paises do leste começaram a votar e a partir daí o festival passou a ser: que pais do leste vai ganhar? Como tem sido nos últimos tempos.

Na Alemanha o festival é uma loucura, milhares vão para a rua assistir em ecrãs gigantes e MESMO assim os paises do leste lá arrazam a Europa.

Portugal, é uma palhaçada...nem sempre nos últimos dois obtivemos bons resultados...mas geralmente é uma palhapçada porque o povo é idiota.
Se tivesse contado apenas os votos dos júris a música a ir seria outra, mas depois foram calculados os votos do povo e deu a merda que deu.

Uma vergonha. Com jornalistas a compararem a música com o que se passa actualmente no nosso pais. Tive vergonha, graças aos deuses do Universo não passaram as Meias.

Para finalizar porque tinha muito para conversar contigo: se as regras não mudarem será sempre uma canção do Leste a ganhar. Sempre.


Beijinhos e desculpa o português mnas animei-me lol

p.s é de homem teres escrito sobre este tema :))

Unknown disse...

Vejo que toquei num assunto delicado. ahah

TEM CALMA ALIEN!!

Compreendo tudo o que disseste. E porque é que a Eurovisão não é um bom tema para se falar durante um café? Vá, durante 5min de um café?

Eu fiz um texto sobre isso, e tu fazes um texto/comentário a falar do mesmo. Matéria não falta :D

Fica bem, e volte sempre.

Beijo

Alien David Sousa disse...

Leandro, como te disse é um tema que domino (vergonha) e gostei que tivesses escrito sobre algo que está a morrer.
Beijinhos