sexta-feira, janeiro 18, 2013

Do Fundo do Baú Pt.I - Festas em tons de Azul e Branco

Do fundo do baú, rubrica de textos que nunca chegaram a ser. Fechados numa pen drive, ou pasta maliciosa qualquer, foram escritos e deixados esquecidos por aqui... porque sim!

Texto sobre as festivades do Futebol Clube do Porto, devo tê-lo escrito lá para meados de Maio de 2011. Não me lembro!

 
Há muito tempo que ando para escrever este texto, e não foi preciso o Porto ganhar o campeonato, taça de Portugal, e liga Europa, para despontar isso mesmo, pois já acompanho esta epifania desde que me lembro de ver futebol. E não se trata de azia alguma. Para mal dos meus pecados, eu já vi este filme muitas vezes. O certo é que esta minha opinião vai muito para além do amor cêgo a um clube. Consegue alcançar algo bem mais grave e que deve ser visto como matéria para uma análise profunda acerca do comportamento do ser humano.

É especialmente degradante e lamentável toda a festa que envolva um triunfo do Futebol Clube do Porto. Primeiro, porque apesar de não ser anti-portista, as suas vitórias não me satisfazem minimamente. Segundo, porque alguns dos adeptos portistas que se movem nessas festividades sofrem de um comportamento estranho de nome, anti-benfiquismo, ódio ao Benfica em todo o seu esplendor!

Como toda a gente sabe, quando se fala de um “bom” portista, fala-se, naturalmente, de um bom anti-benfiquista. Ou melhor, não é bem assim. Só o portista que é besta, é anti-benfiquista! Ou seja, cerca de 60% dos seus adeptos, isto sendo um bocadinho meigo com esta coisa da estatística.

Mas o rasgo de criatividade com que estes fervorosos adeptos se manifestam nos seus festejos deixam-me boquiaberto. Ora, o FCPorto ganha uma taça e qual é o melhor cântico para entoar tal satisfação? “Alé Porto Alé”??? “O Porto é nosso”??? “Nós somos filhos do Dragão”?? Nah. Nada disso. Vamos lá cantar o… “Benfica é merda!”.

Há um cardapio fantástico de temas que alegram este clube, que contêm, não só, um potencial lírico magistral, mas também um enorme conteúdo ético e que apela directamente à cidadania. Temas como o já falado, “Benfica é merda!”, “Em cada lampião há um cabrão!”, ou então o famossímo “SLB SLB SLB Filhos da Puta SLB”, só relevam o tremendo amor que estes adeptos nutrem pelo “seu” clube de coração!

Mas se estes artistas da música saloia parassem um bocadinho para pensar (isto se fosse possível) constatariam que com isto só estão a dar importância algo que deveriam simplesmente ignorar. Ou seja, penso que andam com as ideias um tanto trocadas, e isto só faz de tais adeptos, pessoas... vá lá, estúpidas!

É certo que adeptos bestas, adeptos exageradamente fanáticos, adeptos com palas na cabeça, há em todos os clubes. Mas temos todos de confessar que grande parte da massa adepta que acompanha esta instituição, Futebol Clube do Porto, revê-se no escalão de adeptos acima citados... e é grave! Mas há cura, meus amigos, há cura! O primeiro passo passa por se assumir que se tem um problema. E esta é talvez a parte mais difícil desta equação. O resto vem por acrescímo.

Temo que com este texto venha a dar entrada no Hospital de S.João nos próximos dias. Espero que bem que não, até porque não me dava lá muito jeito, tenho coisas para fazer, mesmo que não pareça...

2 comentários:

Alien David Sousa disse...

LEO, não tenho paciência para futebol. Mas, tenho saudades das nossas trocas de palavras.
Beijinhos
p.s gostei de te ouvir tocar guitarra no conto natalicio ;)

Unknown disse...

Eu sei que não ligas, mas às vezes tem de ser. Uma vez no metro do Porto, quando ganharam a Taça, entraram uns 5 gandulas do FCPorto, a festejar à sua moda "SLB...".. Pareciam animais. Acredita, quase temi pela a minha vida!

Quanto a conversas tens uma boa forma para isso sem precisares do blog: leandrosoubast@gmail.com, toma e não digas que vais daqui sem nada!

Beijo

p.s: what? o.O