quinta-feira, outubro 15, 2009

Salvo pela Deusa Egípcia - O Exagero Musical


Basta!!
Porque é que uma mão cheia (só uma?) de bandas do qual eu tenho uma especial estima decidem vir a Portugal na mesma altura!?
E isto já não é de agora, já perdura desde finais de 2008, Caspian, Russian Circles e Nadja com sinal positivo, Porcupine Tree com sinal negativo, não vi… Mas até aqui as coisas estavam bem, 2009 é tem sido um ano impressionante no que toca a concertos que despertaram o meu interesse, e que ainda despertam. Vejam lá mais para baixo depois o meu triste fado!


Tudo começou em Fevereiro passado com uns Mogwai distantes das minhas possibilidades, ao actuarem somente em Lisboa, para uma penosa e dramática mazela no meu historial de concertos. Wolves in the Throne Room, um black metal atmosférico a fazer vibrar o barco do Porto-Rio, foi o segundo concerto a ficar nas covas. Talvez foram duas falhas a pensar nos meses seguintes, onde teria uma agenda catastrófica em finais de Março e meados de Abril no Porto. Earth, A Storm of Light e This Will Destroy You, três pancadas praticamente seguidas na minha carteira… E nisto vejo que o mês seguinte também não iria ser fácil, como acabou por assim se revelar, Minsk, Kongh, God is an Astronaut e Anathema! Deste quatro concertos, para meu total desalento, somente assisti a um… Minsk fez-me as honras nesse período, no entanto, fiquei triste por não ter visto os outros três, principalmente os veteranos do rock alternativo e melancólico, os Anathema, e uns dos gigantes do post-rock da actualidade, GIAA!


Surge então um período de silêncio em espectáculos, tirando uma visita dos norte-americanos Mastodon ao Alive 2009, que por razões óbvias ligadas directamente à concepção do espectáculo não me levaram a ir. Pagar 50euros somente para ver Mastodon como banda de fundo de cartaz a tocar 40 minutos num final de tarde ainda sobre testes de som na mesa de mistura, NÃO! Mas ainda bem que não cometi tal loucura, pois esta paragem foi essencial para angariação de fundos para um dos eventos mais aguardados da época, o Vagos Open Air no início de Agosto, cujo o cartaz para os amantes de sonoridades mais pesadas fazia prever dois dias de grande nível. The Gathering, Katatonia, Amon Amarth, Cynic, Dark Tranquility e Epica, foram os nomes grandes que apadrinharam o primeiro ano de Vagos! Não esquecer que pela mesma altura andavam uns Faith No More no sudoeste, juntamente com uns Low em palco secundário. E tinha também existido um Paredes de Coura com um cartaz fortíssimo. Enfim, mais do mesmo… Não dava!


De volta à vida na cidade do Porto no mês passado, certamente já previa que com isso viriam novos eventos musicais para desfrutar, só não esperaria que fossem assim tantos! Deixando já para trás Kayo Dot, Fuck Buttons e Heirs, este último em Braga, o meu regresso foi marcado com uma visita precisamente a Braga no passado dia 6 para ver uma banda que em poucos minutos me fez sentir completamente renascido nesta coisa “foleira” que é ver concertos! Caspian (novamente) deram um concerto brilhante, fantástico… E o melhor de tudo foi mesmo ver estes senhores de borla. Tudo isto devido a uma organização que se tem mostrado soberba - a JUB (Juventude de Braga).


Feito o meu rescaldo musical do ano até ao momento, gostava de partilhar a minha agenda para um futuro próximo caso fosse um gajo abominado em euros!


17 de Outubro – Pg.Lost e Humanfly em Braga
18 de Outubro - Pg.Lost no Passos Manuel
22 de Outubro – Progressive Nation no Pálacio de Cristal com Opeth e Dream Theater
29 de Outubro – Cave no Plano B
2 de Novembro – ZU no Passos Manuel
14 de Novembro – Bracara Extreme Fest com A Storm of Light, Minsk e Catacombe
18 de Novembro – Tombs no Porto Rio
21 de Novembro – Porcupine Tree no Teatro Sá da Bandeira
29 de Novembro – ISIS no Teatro Sá da Bandeira


Para já a minha única confirmação é ISIS (e que confirmação!!!)... E se for só isso ficarei realizado para muito tempo certamente, no entanto, não deixa de ser frustrante ver tanta coisa que gosto a passar-me ao lado. E diz-se por aí à boca cheia que devem aparecer por aí uns Callisto em Dezembro. A ver vamos como é que vou equacionar estas semanas.


P.S: Há também Massive Attack em Lisboa, mas como é em Lisboa já meto esse concerto fora da equação. A agenda enunciada acima é uma agenda regada com muita esperança. Objectivo máximo passa por ver metade daqueles concertos, o que vai ser muito difícil, a menos que ganhe um prémio agradável no euro-milhões, mas como não jogo, é impossível!

5 comentários:

Aenima disse...

Olá
Fico muito contente com o elogio feito ao JUB. É bom ver o nosso trabalho reconhecido
e ver que há quem o valorize e valorize as bandas que cá trazemos. OBRIGADO!
Uma correcçãozinha: Humanfly é no dia 17, com Pg Lost (e Charge Group também - tanto a primeira como a última
concertos únicos por cá).
Podes ir seguindo o cartaz em http://www.myspace.com/jub09
Estão confirmados para os próximos meses: BABY SHAKES;HIHATS;ONE STARVING DAY;ALA MUERTE;
LES FRAGMENTS DE LA NUIT. E é sempre, sempre grátis, à pala, borliu - é só vir até Braga!
Em Janeiro temos preparada uma pequena bomba :D
Até já

Bruno Viana

@_aenima disse...

um resumo do juB09
"Festival da Juventude 2009 - Braga"

Unknown disse...

É bom ver malta por detrás do belo trabalho em braga a visitar o meu blog! E de facto mau era eu não ter falado de vocês num texto sobre eventos musicais em 2009.

O texto foi corrigido (tarde), no entanto, não tive a oportunidade de ver pg.lost em ambos os sítios, tal como humanfly (estes já os vi em 2007, brutal)... tive pena, muita pena mesmo! Resta-me aguardar por mais oportunidades tal como a que surgiu para ir ver Caspian... E essa parte final da bomba deixou-me bastante curioso pá!!

Inês Brito disse...

Ui! Isso saiu-te ai tudo de rajada!

Alguns desses nomes li-os algures nos cartazes que há à porta da faculdade. Confesso que pouco me dizem, apesar de uma das minhas melhores amigas ouvir praticamente o mesmo. :)

Bj,
(i)

Unknown disse...

só tenho a dizer que a tua amiga deverá ter muito bom gosto então :D