sábado, outubro 03, 2009

Esmiuçando quem Esmiuça


Acho impressionante o poder que estes indivíduos possuem ao conseguir toldar uma palavra e “cosmopoliza-la” por este Portugal fora. Até à data poucas seriam as pessoas que lembrar-se-iam de usar a palavra “esmiuçar” no seu vocabulário. Hoje essa palavra até já começa a chatear devido ao seu uso exacerbado. E isto põe-me a pensar sobre a razão deste vocábulo ter andado escondido num dicionário qualquer de português durante muito tempo. Esmiuçar, a tónica é aguda e fere os ouvidos!

Mas eu próprio fico surpreso com o facto de estar a debater este assunto aqui, e só não acho estranho estar a fazê-lo agora, como estranho acho não o ter feito há mais tempo, porque estes senhores em matéria de leccionar aos portugueses expressões, vocábulos pindéricos e outras coisas mais completamente inúteis, são já seres com uma vasta experiência. Quem não se lembra do furor do “Eles falam, falam, falam e não os vejo a fazer nada!”? Quem nunca se atreveu a chamar à fruta podre que abomina numa casa de “Kunami”? Quem é que ainda não sabe que este blog escreve piaçaba? Quem nunca ouviu aqueles velhotes do campo a falar e os acusaram de estar a plagiar os Matarruanos?

A influência destes senhores na sociedade é transcendente, e obviamente há que lhes dar mérito nisso. Os Gatos são um caso sério de fama. E eu até sou capaz de apostar que caso tivéssemos um Ricardo Araújo Pereira como cabeça de lista do BE, que este ainda ganhava as eleições! Ok, pronto, não há assim gente tão estúpida. Ou então até há, porque vamos para o segundo mandato do Sócrates. Mas isto também foi só mais uma prova de que nós, portugueses, muito gostamos de imitar os Estados Unidos. No entanto, o RAP não ganhava, mas de certeza que catapultava o BE para outros horizontes políticos. Esteja atento Senhor Louçã, esteja atento!

Quanto ao novo e aclamado programa dos Gato, acho forçadas as comparações directas com a “espécie de magazine” do Jon Stewart, o Daily Show. Primeiro porque… WOW… Não tem nada a ver!! E depois porque uma espécie de noticiário sensacionalista, mesmo a nível político, com entrevistas que “esmiúcem” o entrevistado, já temos em Portugal há vários, vários, anos… na TVI.

P.S: Reparem que empreguei o verbo cosmopolizar, e não é por isso que a malta que visita o meu blog vai andar por ai cosmopolizar seja o que for, ate porque dizer cosmopolizar dá trabalho à língua e eu não sou o RAP.

1 comentário:

Paulo de Almeida disse...

Esmiuçando o teu texto encontrei isto: «...acho forçadas as comparações directas com a “espécie de magazine” do Jon Stewart, o Daily Show. Primeiro porque… WOW… Não te nada a ver!!»
Como eu não sei colocar ênfase através doutro tipo de letra ou meter o sublinhado, quer me parecer que falta ali a letra M algures!

Quanto ao resto não tenho muito a dizer... são de facto uns ícones e sketchs que realmente são de todo disparatados têm algum fundamento (daí o "falam, falam, falam, mas eu não os vejo a fazer nada"). E pena tenho eu de não me ter lembrado disto antes, porque por esta altura já tinha feito um anúncio do Montepio e quem andava a levar fibra óptica a casa dos portugueses(as) era eu!!

E antes RAP no BE, do que no PC.
Aproveitando para esmiuçar mais um pouco a política nacional portuguesa quero dar os pêsames a quem votou no Sócrates... talvez como nesta campanha ele não prometeu não aumentar os impostos não o faça realmente!! E quero ainda aqui expressar a minha indignação por ter sido literalmente corrido do parque das nações, local onde se realizou em dois dias seguidos a recepção ao caloiro em Lisboa, apenas e só porque sim... parece que era um local público, mas deixou de o ser!!

E o Salazar é que era ditador!!