quarta-feira, dezembro 09, 2009

Com a Cabeça na Lua


Já sou conhecedor há algum tempo daquela teoria da conspiração à volta da ida do Homem à Lua. Confesso que lhe achei piada na altura, não só pelo facto de por em causa um dos maiores acontecimentos da história da Humanidade, como por ver que existe gente arrojada que se lança com teorias que, atendendo à dimensão do fenómeno, devem ser devidamente estudadas e fundamentadas.

A verdade é que os factos apresentados no documento que narra essa teoria, da forma como estão expostos e explicados, conseguiriam convencer qualquer pessoa que não perceba nada do assunto, ou não goste dos EUA… o meu caso.

Sempre tive em mente que os americanos apesar de serem estúpidos, e até terem uns bons filmes de ficção científica na altura, como o 2001 – Odisseia no Espaço, lá foram à Lua, e por lá andaram a caminhar, certamente a passar por uma experiência sensorial inimaginável… Mas dei o benefício da dúvida aos corajosos, insanos, especialistas, lunáticos (que bem que acenta esta palavra aqui) que acreditam piamente que esta é a maior fraude da História da Humanidade, dei sim senhor, e não me sinto ridículo por isso. É giro interrogarmo-nos sobre a veracidade de algo tão grande, magnífico aos olhos de qualquer ser humano. Concepções desta envergadura, obviamente que geram um certo cepticismo em seu redor.

Para mim fazia o maior sentido, a tal farsa, pois a URSS tinha, até àquela data, destronado os EUA a nível de exploração espacial, e num curto espaço de tempo passaram de vários testes e projectos falhados nesse domínio, para dois homens a vaguear na superfície lunar sem qualquer tipo de problemas na sua expedição. Estranho? Não. Havia um grande interesse político, económico, ditado à escala global, para o detentor desse feito – pisar a Lua. Por isso, não seria de admirar que os EUA tivessem a ousadia de forjar tal acontecimento. Gente boa é que eles não são!

São vários os apontamentos relatados que facilmente deitariam por terra um dos maiores acontecimentos do séc. XX, mas nem sequer vou aqui enunciá-los, facilmente encontram isso numa pesquisa rápida no Google.

Este fim-de-semana, por sinal, assisti a um episódio (repetido) do famoso programa do Discovery Channel, Caçador de Mitos. Ainda não tinha visto este episódio, e achei deveras interessante o seu conteúdo, não só por analisarem meticulosamente os factos enunciados nessa teoria da conspiração, mas também por observar que, os seus “apresentadores” possuíam algo semelhante a um sentimento de orgulho ferido. Ou seja, acabaram por abater grande parte da polémica teoria, apresentado factos científicos que dão bons indícios de que o Homem pode ter estado mesmo em plena Lua, refutando assim algumas das observações descrentes que por aí vagueiam.

Eu quero acreditar que sim, já andam com isto há 40 anos. No entanto, todos somos livres de pensarmos e especularmos sobre o que quisermos, e mentiria se dissesse que não acho estranho certos pormenores relacionados com este tema. Forjado, ou não, a verdade é que foi mesmo um grande passo para a Humanidade. Resta saber se esse passo foi mesmo na Lua… ou no meio do deserto de Nevada. Eu desta vez aposto na primeira, por “realização” pessoal!

3 comentários:

Anónimo disse...

É provável que tenha sido fake lol Nos americanos nunca confiar!!

Alien David Sousa disse...

:D

Beijinhos alienígenas

Anónimo disse...

Oh pessoas deste blog, que o Pai Natal vos traga juízo lol

Feliz Natal e um ano novo mt bêbedo :P

Beijinhos*