segunda-feira, dezembro 28, 2009

Tudo de pernas para o ar...

Antes de mais, aproveito para endereçar uma boa passagem de ano aos visitantes deste espaço, assim como um feliz natal de 2010, pois ao de 2009 já não vou a tempo.

Avançando...

Será que há maior barbaridade que furar as orelhas a uma bébé, só porque a avó, a tia ou a mãe acham que a criança fica bem de brincos quando ainda nem sequer sabe falar? E depois queixem-se que os estereótipos da nossa sociedade sobre a mulher são criados pelos homens!!


Curtas mas Grossas:
  • Brilhante, repito brilhante, decisão de nomear Obama como Nobel da Paz... não pelo que ainda não fez, mas pelo que vai fazer. E como primeira medida o presidente norte-americano já enviou mais 30 mil militares para o Afeganistão... brilhante, sinceramente, estupendo! Assim entendo como um Yasser Arafat (chegou a entrar na A. República numa visita oficial a Portugal com uma arma num coldre!!) ou um Henry Kissinger, acusado por muita gente de ter cometido crimes de guerra, assim como ter dado luz verde para a invasão indonésia de Timor e ter estado supostamente envolvido em golpes de estado no Chile e Uruguai também conseguiram tamanha distinção.
  • Sócrates, supostamente envolvido em mais um escândalo (ou nestes casos, como se trata de figuras públicas, pseudo-escândalos). Já estou como Ricardo Araújo Pereira que na revista 'Visão' escreve que o povo português até crê que o primeiro-ministro esteja envolvido num escândalo (o Fripór, vá), agora que tenha o desembaraço e a inteligência suficiente para estar envolvido em vários, disso já todos duvidamos;
  • Os camelos da margem sul do Tejo (eu incluído) lá vamos levar com mais um aumento nas portagens... acho bem que é para não andarmos sempre a gozar com o "Zé" (comigo incluído);
  • Maravilhosa terra essa Porto Salvo... a única do país que eu conheço que tem portagens para quem entra e para quem sai... quase tão bom é o caso da cidade de Felgueiras... lá quem vai nas rotundas é que tem que parar!!
  • Afinal o Sporting está carregadinho de dinheiro... 15 milhões para investir para ser mais exacto. Fiquei descansado quando soube que o dinheiro vem de empréstimos da banca (tendo Bettencourt avançado com as garantias financeiras da renegociação da publicidade ao clube e, como todos sabemos, não se ganhando, não há adeptos a ir aos jogos; nem mesmo os do Sporting)... é que temi que o dinheiro estivesse escondido algures debaixo dum colchão numa qualquer cama das muitas que existem na Academia de Alcochete... se não é o caso já não receio por um possível assalto às instalações dessa mesma Academia.
  • A decisão de se recambiar Caicedo que afinal "Saicedo"... mas quando pensei que os trocadilhos com nomes de jogadores do Sporting por parte dos adeptos rivais fossem acabar eis que o clube contrata: Mexer, João "Traseira" e o Sinama "Que Engole"... espero que fiquemos por aqui!!;
  • Hugo Sanchez, grande jogador de futebol de outrora (passagem inclusivamente pelo Real Madrid), foi despedido do comando técnico do Almeria. Nas declarações que fez após esse mesmo despedimento disse: «Tive azar. Aqui é raro chover, mas no jogo com o Bilbao (derrota por 4-1) chovia a cântaros». Se Jesualdo tivesse sido demitido após o jogo com o Benfica bem que poderia dizer o mesmo... mesmo assim folgo em saber que o jogo entre ambas as equipas se disputou normalmente (apesar do tempo e principalmente das condições daquilo a que chamam relvado) e que a versão deste ano do derbi não se realizou em 500 metros bruços como aliás eu pensava que iria suceder (e depois os outros é que têm umas peladas). Já diz o velho ditado: "Quem tem telhados de vidro não atira pedras ao do vizinho".
  • O pedido de desculpas da Igreja Irlandesa devido ao abuso sistemático e durante décadas sobre menores por padres. O Arcebispo de Dublin prevê que, devido a estas revelações, ocorrerá uma reorganização na Igreja Católica Irlandesa... ou seja, saem pedófilos, entram outros. Eu sei bem o que lhes fazia... e alguém me diz que ninguém soube de nada durante todos estes anos? Pois sim...

Aproveito para endereçar um grande abraço aos meus camaradas do corpo de Fuzileiros.

sexta-feira, dezembro 25, 2009

Dizem que é Natal...

É verdade, eu não sabia… Nem eu nem a coelha! Parece que há cerca de umas horas foi a consoada, e estou a ver que esta passou-me completamente ao lado. Lembro-me de comer uma espécie de peixe… acho que era bacalhau… batatas cozidas e couves, tudo isto regado com azeite. Havia também por lá perdido um ovo cozido, tratei de o misturar no prato. Bebi vinho, mas fiquei com a ideia que não era grande coisa, mas penso que se bebeu tudo.

Tenho leves recordações que a família estava bem-disposta, mas eu estava mais concentrado num discurso de um indivíduo qualquer na Tv, não percebi nada daquilo, mas pareceu-me patético.

Depois começou aparecer embrulhos junto à lareira, o que é perigoso, aquilo arde muito bem, mas a família pareceu-me cuidadosa.

De repente vejo a minha vida com novos artefactos! O meu dia sorte, queres ver?… A modos que tive de ir buscar umas coisitas que comprara para presentear aqueles malandrecos que me preparam uma surpresa, mesmo sabendo que o meu dia de aniversário calha só em Abril.

Ficou tudo resolvido ali na hora, que eu cá não gosto de prendas antecipadas. Estivemos ali mais um pedaço no paleio, a lareira aqueceu bem o ambiente. Depois passado umas horas, alojei-me no quarto, e reparei que era Natal… Andava aqui a vaguear em blogues, e achei estranho estarem todos a falar do mesmo!

Sendo assim, eu vou confiar e digo Bom Natal, mesmo já tendo passado… Ah não, espera lá, 25. Esqueçam!

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Com a Cabeça na Lua


Já sou conhecedor há algum tempo daquela teoria da conspiração à volta da ida do Homem à Lua. Confesso que lhe achei piada na altura, não só pelo facto de por em causa um dos maiores acontecimentos da história da Humanidade, como por ver que existe gente arrojada que se lança com teorias que, atendendo à dimensão do fenómeno, devem ser devidamente estudadas e fundamentadas.

A verdade é que os factos apresentados no documento que narra essa teoria, da forma como estão expostos e explicados, conseguiriam convencer qualquer pessoa que não perceba nada do assunto, ou não goste dos EUA… o meu caso.

Sempre tive em mente que os americanos apesar de serem estúpidos, e até terem uns bons filmes de ficção científica na altura, como o 2001 – Odisseia no Espaço, lá foram à Lua, e por lá andaram a caminhar, certamente a passar por uma experiência sensorial inimaginável… Mas dei o benefício da dúvida aos corajosos, insanos, especialistas, lunáticos (que bem que acenta esta palavra aqui) que acreditam piamente que esta é a maior fraude da História da Humanidade, dei sim senhor, e não me sinto ridículo por isso. É giro interrogarmo-nos sobre a veracidade de algo tão grande, magnífico aos olhos de qualquer ser humano. Concepções desta envergadura, obviamente que geram um certo cepticismo em seu redor.

Para mim fazia o maior sentido, a tal farsa, pois a URSS tinha, até àquela data, destronado os EUA a nível de exploração espacial, e num curto espaço de tempo passaram de vários testes e projectos falhados nesse domínio, para dois homens a vaguear na superfície lunar sem qualquer tipo de problemas na sua expedição. Estranho? Não. Havia um grande interesse político, económico, ditado à escala global, para o detentor desse feito – pisar a Lua. Por isso, não seria de admirar que os EUA tivessem a ousadia de forjar tal acontecimento. Gente boa é que eles não são!

São vários os apontamentos relatados que facilmente deitariam por terra um dos maiores acontecimentos do séc. XX, mas nem sequer vou aqui enunciá-los, facilmente encontram isso numa pesquisa rápida no Google.

Este fim-de-semana, por sinal, assisti a um episódio (repetido) do famoso programa do Discovery Channel, Caçador de Mitos. Ainda não tinha visto este episódio, e achei deveras interessante o seu conteúdo, não só por analisarem meticulosamente os factos enunciados nessa teoria da conspiração, mas também por observar que, os seus “apresentadores” possuíam algo semelhante a um sentimento de orgulho ferido. Ou seja, acabaram por abater grande parte da polémica teoria, apresentado factos científicos que dão bons indícios de que o Homem pode ter estado mesmo em plena Lua, refutando assim algumas das observações descrentes que por aí vagueiam.

Eu quero acreditar que sim, já andam com isto há 40 anos. No entanto, todos somos livres de pensarmos e especularmos sobre o que quisermos, e mentiria se dissesse que não acho estranho certos pormenores relacionados com este tema. Forjado, ou não, a verdade é que foi mesmo um grande passo para a Humanidade. Resta saber se esse passo foi mesmo na Lua… ou no meio do deserto de Nevada. Eu desta vez aposto na primeira, por “realização” pessoal!