sexta-feira, julho 08, 2011

Gostas-te ou não gostaste?


Dá-me uma imensa comichão no queixo, e uma dor aguda na perna esquerda, sempre que vejo a seguinte patacoada no nosso português:

“Tu não gostas-te da minha prenda de aniversário? Era um salpicão grosso e dos bons!”

É certo que não sou a pessoa indicada para corrigir quem quer que seja, mas a conjugação do pretérito perfeito na segunda pessoa do singular do verbo “gostar” nunca me foi ensinada desta forma.

É verdade que anda por aí o novo acordo ortográfico a estragar o português que nos foi habituado durante anos, mas creio que as alterações previstas ao abrigo desse novo acordo em nada focam a situação acima descrita.

Este equívoco espalha-se um pouco por toda a web, por mensagens de telemóvel e, com toda a certeza, em alguns exames nacionais de Português. Mas é no facebook que vejo dia sim, dia sim senhor, o uso exagerado deste erro em comentários que lá passam.

Temo até que por ventura esta praga se venha a entranhar de tal forma na mente de alguns utilizadores, que muitos se venham realmente a acreditar que se escreve “morres-te” em vez de “morreste”. E isso nem seria bonito, nem feio, seria estúpido!

Peço desculpa se por mera coincidência alguém se reveja no erro citado, mas não vejam este post como uma crítica, vejam antes como um aviso, uma precaução. Assim, da próxima vez que tomarem um café com um(a) amigo(a) que até vós deixa com as pernas a tremer, já evitam enviar uma mensagem horas depois a perguntar: “Gostas-te?”

5 comentários:

Alien David Sousa disse...

"gostas-te" :/ Muito mau. Tens todo o direito em ficar indignado. Qualquer dia ninguém entende ninguém...isto é um "fato".
beijinhos L.

Anónimo disse...

A palavra facto não muda. Ler o acordo ortográfico antes de criticar também era interessante

Unknown disse...

Eu li, a Dona Alien é que parece que não :P

Mas devia-se realçar era o "gostas-te"... Acredito que conheça muita gente com esse problema, senhor Anónimo.

Cumprimentos

Unknown disse...

Acho que ninguém leu.
As duas grafias são correctas

Paulo de Almeida disse...

E antes de supostamente criticar uma "crítica" anterior também seria de extremo bom gosto pesquisar um pouco sobre o assunto para não correr o risco de ser, porque não, criticado. Tal como o último comentário aqui colocado, "facto" e "fato" é um dos casos de dupla grafia aceites no momento, embora para ser sincero me esteja pouco borrifando para o novo acordo ortográfico.

E agora, "gostas-te"?

Facto: Não venham entoar o Grândola Vila Morena, ao contrário do ministro Relvas a mim não me calam!