quinta-feira, fevereiro 12, 2009

O Dia Desbaratado


Há uns tempos num dos textos cá colocado por um dos meus estimados colaboradores, colaborador esse que faz questão de ser meu amigo, falou-se de datas catalogadas no nosso calendário com algum tipo de mote e comemoração. É do conhecimento de todos que a 14 de Fevereiro celebra-se o Dia dos Enforcados, ups, Namorados… E está é uma data que me causa uma certa confusão.

A verdade é que todo o casal com motivações românticas um tanto extremistas festeja com pompa e circunstância o dia assinalado anteriormente. Compram-se prendas, vai-se jantar fora, a rapariga exige que se compre uma flor ao indiano, é uma alegria. Ou seja, se uma pessoa que namora for na onda desta festividade, temos mais um dia no ano que pode ficar com custos um pouco elevados para a carteira do pobre cidadão, neste caso, um cidadão enamorado! E a questão que coloco é a seguinte: Será mesmo necessário isto tudo? Festejar o dia dos namorados serve para quê exactamente? Para provar amores não é de certeza!

Eu para além de pensar que não serve para nada, partilho da opinião que serve mesmo para as pessoas que namoram, e para as pessoas que não namoram, lembrarem-se da situação em que se encontram! “É pá, oh Gracinda, a gente namora! Queres ir fazer o amor?”, ou na outra face da moeda, “É pá, oh Gracinda, a gente não namora! Mas queres fazer o amor à mesma?”... Ok, nem sempre a segunda situação se processa assim, deve haver gente que jogue um pouco à defesa e nem faça nada! Já viram a carga de trabalhos em que se iria meter o indivíduo que iria acasalar com a Gracinda no próprio dia dos namorados? Ui, que dor de cabeça! Mas pronto, confesso que ainda não percebo a finalidade deste dia, nem para um lado nem para outro!

Uma coisa é certa, acho que esta ideia da celebração do dia dos namorados não deve ter partido da cabeça de uma mulher. Um dia que exija ao homem, amor, carinho e romantismo redobrados e uma total atenção ao sexo oposto? Isso elas exigem-nos todos os dias, não fazia sentido quererem criar tal coisa. A menos que quisessem um dia com aquilo tudo, mas ainda com uma prenda, um jantar num restaurante digno e uma flor do indiano! Aí já acreditava que tivesse sido mão feminina por trás deste rasgo de criatividade! Mas eu cá aposto que foi um rabeta!

Quem se aproveita destas coisas são sem dúvida os comerciantes, incluindo o senhor indiano das flores! Chegamos rapidamente à conclusão que, para além de ser um dia que efectivamente não serve para grande coisa, é um dia bom para o negócio. Chegada à época, vemos todas as grandes superfícies e lojinhas de ocasião a decorarem-se com algo apelativo ao dia, quase a lembrar o Natal, mas não tão abusivo e mais patético… Para isso, eu cá acho que se deveria também criar o Dia dos Divorciados! Vistas bem as coisas, e já que o negócio entra em jogo nisto, ao número de divórcios que vão existindo por aí, os comerciantes com certeza iriam ver com bons olhos a criação deste novo dia!

Finalizando, outra das coisas que me mete uma certa confusão, ligado a namoros e casais, é a despedida de solteiro! Preparar um dia, novamente com tanta pompa e circunstância, para algo que se vai fazer várias vezes depois de casado! Hmm, não sei, é outro conceito que não me entra bem na cabeça!

7 comentários:

Fábio Espadaneira disse...

Pois é , isto do Dia dos Namorados é realmente um fenómeno engraçado... No fundo, é como o Dia do Pai, o Dia da Mãe ou o Dia Mundial contra a SIDA: se calhar convém lembrarmo-nos dessas pessoas pelo menos uma vez por ano, portanto vamos lá criar um dia para eles...

E já agora partilho inteiramente da tua opinião acerca da despedida de solteiros. E mais, para aqueles que argumentam que esta é uma oportunidade para chafurdares com outras mulheres antes de te casares, eu reforço e expando a tua ideia final: isto também não é nada que não se vá fazer depois do casamento...Muahahahaha!!!

Anónimo disse...

Nos tempos que correm o dia dos namorados é um dia sobretudo muito comercial… mal acaba o natal…é ver as montras a receberem os primeiros corações…flores, bombons, jóias, poemas, cartões, lingerie sexy, perfumes, algemas, e por aí…
Na minha modesta opinião, quem ama, não escolhe um dia para provar o que sente, prova quando lhe apetece, pois, é suposto as provas de amor serem surpresa, então cm querem que uma prova de amor seja surpresa se já se sabe a data da surpresa?!… enfim..é um bocado estúpido….mas pronto… sempre dá para render alguns trocos aos marroquinos e às lojas dos chineses….

Paulo de Almeida disse...

Já sabia que partilhava o blog com dois palermas, que apesar da palermice são meus amigos... agr não fazia idéia que vocês têm dentro de vocês aquela vozinha que diz que quando se enforcarem não vão perder uma oportunidade de pôr a foice em seara alheia... estive bem agora, não estive? Foice em seara alheia... soa tão bem, não soa? Fora do contexto quem não souber do que tou a falar pensa que sou um entendido em agricultura.

Reportanto-me ao dia em questão para mim será mais uma dia para me relembrar que um gajo com uma carinha tão laroca como eu não namora à dois/três anos e portanto, embora haja a vantagem de poupar pilim, não terei o prazer de me dirigir ao indiano e perder a cabeça a comprar duas flores ou ainda ao chaineses comprar um qq aparelho electrónico como um descascador eléctrico, por exemplo, que faz sempre um jeitão.

Como já reportado em texto anterior (ao qual Leandro fizeste bem menção), texto esse da minha autoria, nem todo este tipo de dias são imbecis... a prová-lo tá o dia Mundial das Zonas Húmidas, o qual como tinha anunciado, festejei condignamente no passado dia 2 de Fevereiro.

Anónimo disse...

Nem vou comentar a questão do "nada que não se faça depois de casado" Idiotas, todos vocês! É por isso que gostava de ser lésbica, mas não consigo... Estou, por isso, tão desapontada quanto a coelha (faço tenção de mencionar a coelha em todos os comentários :P Já agora, ela não tem nome? Vejam lá isso).
Quanto ao dia dos namorados, haverá festividade mais parva? Eu voto não. Nem quis saber dela quando namorava, quanto mais agora que não namoro há X, nem quero fazer contas...
Por favor, elucidem-me: dia mundial das zonas húmidas? Tipo, o quê? Umbigo e entre os dedos dos pés? lol

Angélica disse...

Post interessante... Dia dos namorados é mesmo uma palermice onde o zé povinho gasta o seu dinheirinho!!! E dizem que estamos em crise... bem se calhar este ano em vez de flores e jantares românticos... saem umas florzecas do jardim e umas sandes!!:) Mas isso não agradará a quem festeja com pompa e circunstância... um dia que só faz sentido para quem não se lembra em condições dos namorados nos outros dias!!! :)

Beijos!!!!

Alien David Sousa disse...

Leandro,para mim,o dia dos namorados é mais um. Qualquer dia perdemos conta aos dias "especiais", ele é o dia da criança, o dia da mulher, o dia do trabalhador, o dia mundial contra a sida; claro que com objectivos diferentes mas se pensarmos na Páscoa e na quantidade de ovos de chocolate que se vendem aposto que são mais do que os chocolates que se vendem no dia dos namorados. Basicamente o DN - dia dos namorados- não tem nada a ver com os namorados, nem com o amor, mas sim com o rentabilizar à conta de uma data que no fundo não acrescenta nada a uma relação.
Como mulher, digo-te desde já que de romântica esta data NÃO TEM NADA. Eu não sou do tipo de dar pulinhos de alegria se o meu namorado me aparece em casa com um ramo de flores, provavelmente leva com elas nas trombas lol porque se me conhece sabe que apesar de eu gostar de flores, gosto de ser surpreendida com outras coisas. Fico muito mais feliz se chegar a casa e ele estiver a cozinhar todo nu só com um avental, isso sim é romântico, não um ramo de flores acompanhado de uma caixa de chocolates. Acho mais romântico ele me pegar pela mão e não me dizer aonde vamos e me levar a um lado qualquer, que não tem necessariamente de ser um restaurante. Pode muito bem ser a um local que ele descobriu e me queria mostrar porque pensou em mim quando o descobriu.Para mim, estas coisas são românticas e nenhuma delas se enquadram nesse tal espirito do DN. Nessa coisa dos chocolates e do ir jantar fora. Claro que gosto de ir jantar fora, mas quando nos apetece, não porque HOJE TEMOS. Para finalizar,eu gosto que me surpreendam e o DN é tudo menos um dia propício para surpresas, é algo que os casais levam a cabo como se de um ritual se tratasse, algo pelo qual passam todos os anos. Para mim não faz sentido. Não da forma como a maioria o encara.

Beijinhos L.
p.s não fiques com a ideia que odeio flores, era apenas um exemplo. lol Mas o facto é que entre receber flores e ser surpreendida, prefiro sempre ser surpreendida.

Unknown disse...

Fábio, tambem reforço a tua ideia!
Se bem que dei o exemplo da despedida de solteiro masculina, mas infelizmente, todos nos sabemos que esta coisa tende para os dois lados! Daí vou desvalorizar o ataque da Lothlorien (desculpa não é pessoal) e dizer-lhe que se fosse lesbica certamente tambem estaria sujeita aos casos da vida lol

Quanto à coelha, ela nao tem nome! E penso que o facto de ocultarmos sua identidade lhe assenta bem, nao sei, mas pode ser um caso a pensar essa do nome!

Joana, precisamente, uma surpresa é muito melhor que este tipo de preparos! Pessoalmente gosto mais disso! E o teu comentario vai ao encontro daquilo que diz a Alien!
E como a minha irmã disse, o dia serve so mesmo para os casais que nao se lembram do namoros nos outros dias do ano!

Alien, eu ja percebi que chegar a tua casa com um ramo de flores não seria a melhor ideia! Mas eu percebo, nao sao as flores em si, mas o cliche da oferta, mesmo sendo esta uma surpresa! A parte do cozinhar com um avental e nu leva-me à seguinte questão: O que vai ser o jantar propriamente? (ah, perguntas maliciosas)

Finalmente, Paulo, acho que todos estamos à espera de uma explicação detalhada do que seria o Dia Mundial das Zonas Húmidas! Até porque não sei o que se passou a 2 de Fevereiro!