Surpreendeu-me o resultado do passado domingo no jogo que opôs o Sporting ao FCPorto. Não que o mesmo resultado não fosse o que mais desejava. Porque era.
Mas a questão que se coloca é tentar entender como é que isto aconteceu ao FCPorto, que até vinha a subir de rendimento. Vinha? Caramba, deram 5 a 1 ao grande “outsider” do campeoanto, o Braga! Mas isto é fácil de perceber.
Ponto número um - este Sporting não era de Braga. Penso que esta é a melhor forma de começarmos a debater esta catástrofe no reino do Dragão.
Depois o seu treinador não tem qualquer afinidade assumida com o FCPorto. Nem este tem a “ilusão” de vir a treinar tal clube. Nem o FCPorto recambia alguns dos seus jogadores para jogarem em Alvalade. E, apesar de ser pacífica a relação entre os dois clubes, penso que as duas instituições gostam de se manter à distância uma da outra. Para finalizar, o Sporting não é equipa de abrir as pernas em circunstância alguma. Ou seja, saiu tudo ao contrário a este FCPorto em relação à semana passada.
Para ajudar à festa, o Sporting chegou ao passado Domingo bastante moralizado depois da vitória, e por conseguinte passagem aos oitavos da Liga Europa, ante o Everton. E o Professor Jesualdo deveria, por obrigação, estar a contar com isso. Coisa que não fez, abordando este jogo da mesma forma que na Taça de Portugal… Vamos deixar andar que este Sporting anda a dormir…
Resultado… Três batatas!