quinta-feira, dezembro 11, 2008

Diário duma Noite

Em ida realizada no fim de semana passado ao Norte do país para visitar família e amigos e aproveitar para tomar um bom banho de água quente fornecido por um maravilhoso esquentador, eis que, me deparo, à entrada dum dos “spots” nocturnos do burgo lá do sítio com um cartaz colado na porta pelo lado de dentro a dizer:

Entrada – €5

Embora e apesar de este mesmo “ofício” ter desmoralizado um dos habitantes da santa terrinha, ao qual eu faço favor de ser seu amigo, os dois palermas que sobraram, eu mesmo e um outro que dá pelo nome de Leandro Soubast, fulano esse que faz questão de ser meu amigo, decidimos que, bem vistas as coisas €5 em consumo seria um valor perfeitamente dispensável de forma a molharmos as nossas sedentas goelas.

Qual não é o nosso espanto quando somos informados que, o tal valor é só referente à entrada… portanto nada de €5 consumíveis… dá cá o meu, ó Abreu… pagas, entras, não bufas, consomes o que queres consumir e depois no fim pagas novamente!
Por momentos pensei que estava de volta a Lisboa onde a entrada em qualquer estabelecimento nocturno se cifra à volta deste e doutros valores ainda mais elevados, tendo o pobre tuga depois que despender, normalmente, €4 por cada imperial/fino consumido!!

Renitentes, os dois palermas contaram os trocos e a muito custo decidiram não entrar… Tristes e desiludidos, mesmo assim, quiseram saber que tipo de show estavam eles a perder: um strip, uma dança do ventre, um espectáculo de fados, eventualmente a Amy Winehouse a snifar umas linhas, uma table dance ou até, quem sabe, uma actuação dum comediante?

Não, bem melhor… era um DJ… aqueles indispensáveis artistas que apenas munidos de algumas caixas de CD’s e uma mesa de mistura fazem o eloquente, magnífico e invejável espectáculo de colocar os objectos esféricos acima mencionados a rodar dentro dum aparelho… lindo, maravilhoso mundo aquele em que vivemos!

E os dois palermas seguiram noite dentro, pegaram em €5 cada um e foram encerrar a epopeia nocturna a comer uns valentes ovos com presunto e batatas fritas, regada com um não menos fenomenal e fresquinho fino.
E o palerma sou eu?!?

1 comentário:

Unknown disse...

Realmente é o que se chama de "real chulice", mas pronto, cada um gasta o dinheiro no que gosta, há quem compre livros do António Lobo Antunes! Mas já estou como diz o teu pai, quando fala das suas aventuras nocturnas, penso eu que naquela da pensão suiça quando pagou bastante por um copo de whisky.. e pá, não sei, são tantas histórias, mas adiante.. dizia o teu pai: "mas vai haver aqui algum show de meninas?" realmente, preços destes em ambientes de noite como vale de cambra, só pode ser um show erótico, e com gajas fraquinhas, enfim... um Dj!

Só fazer um reparo ao teu texto, não são objectos esféricos os cds, são circulares... Ou seja, cds como os outros, como eu tenho, tu tens, toda a gente tem! Ainda está para chegar o dia em que o Dj consiga inovar em alguma coisa!

Se começar plo formato do cds já não é mau!